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Principais Componentes da Estratégia
A Companhia pretende explorar mais intensamente as oportunidades de cross-selling e up-selling sobre sua base atual de, aproximadamente, 600 mil clientes ativos, alavancando a venda dos produtos e serviços que atualmente integram seu portfólio, por meio da: (i) migração de clientes para serviços de maior valor agregado; (ii) intensificação do esforço de identificação de produtos e serviços complementares que possam ser oferecidos para os clientes; (iii) atuação mais próxima de desenvolvedores parceiros para identificar, de forma mais rápida e ágil, as necessidades dos clientes da Companhia; e (iv) otimização do fluxo de pedidos online para incentivar a venda de produtos e serviços complementares.
A Companhia acredita que este segmento oferece as necessidades básicas para que qualquer negócio de varejo tenha sucesso no mundo digital com o melhor custo benefício, por isto pretende continuar antecipando tendências e demandas de mercado com o desenvolvimento e ampliação da oferta de produtos e serviços inovadores dentro do segmento de Commerce.
Em decorrência do sucesso das aquisições feitas pela Companhia desde 2012, sempre consistentes com a estratégia de crescimento sustentável e que tiveram sempre os mesmos princípios de receitas recorrentes, sinergia de custos, retenção de talentos existentes, consolidação dos produtos e serviços no portfólio e viabilidade de cross-selling e up-selling, a Locaweb continuará buscando oportunidades de aquisições no setor de tecnologia no Brasil que aumentem ou complementem seu atual portfólio de produtos e serviços. Como exemplos de futuras possibilidades de aquisições, além de aquisições para expandir seus produtos e serviços atuais, a Companhia pode destacar os seguintes mercados de interesse, sem a eles se limitar: ferramentas de Enterprise Resource Planning – ERP (planejamento de recursos empresariais) integradas a Commerce para empresas de pequeno e médio portes, ampliação de serviços do Yapay e ferramentas de Costumer Relationship Management – CRM (estratégias de relacionamento com clientes) e captação de clientes para Small and Medium-sized Businesses – SMB (Pequenas e Médias Empresas – PME). Atualmente, após o anúncio da aquisição da ConnectPlug em janeiro de 2021, a Companhia possui 6 Memorandos de Entendimentos Assinados ou em fase de negociações para realização de aquisições.
Principais Vantagens Competitivas
No primeiro semestre de 2019, a Locaweb foi líder absoluta no mercado de Hosting no Brasil para empresas de pequeno e médio portes, com 26,2% de participação, neste segmento extremamente pulverizado, contando com mais de 30 empresas prestadoras desse serviço no Brasil durante esse período, segundo estudo IDC Brazil Semiannual IT Services Tracker do primeiro semestre de 2019. A Companhia acredita que sua posição de liderança decorre da qualidade e da variedade de seu portfólio de produtos e serviços, que proporcionam aos nossos clientes soluções tecnológicas eficientes, de fácil implementação e que contam com suporte compreensivo de pós-venda.
A marca “Locaweb”, utilizada desde 1998, é forte e está consolidada em todos os mercados em que a Companhia atua, principalmente no de presença digital, mantendo a Companhia em posição de destaque em relação a seus atuais e potenciais novos concorrentes. O que ajuda a manter também a marca “Locaweb” forte é a busca pela ampliação de portfólio de produtos e serviços da Companhia aliados à excelência operacional, inovação, alta qualidade, confiabilidade e um amplo e excelente suporte de pós-venda. A marca “Locaweb” possui sólida reputação, ampla credibilidade e aceitação entre seus clientes, desenvolvedores e fornecedores, sendo uma referência de qualidade no serviço de tecnologia no Brasil, beirando a uma metonímia, o que ajuda a Companhia a impulsionar seu crescimento e reduzir seu CAC, principalmente pela reduzida necessidade de investimentos em campanhas de mídia.
Grande parte da receita da Companhia decorre do modelo de negócio baseado em assinaturas com renovação automática, que podem ser realizadas em periodicidade mensal, trimestral, anual ou trienal. Essa característica, presente na maior parte dos contratos da Companhia, reduz os níveis de inadimplência de seus clientes, sendo um importante propulsor do histórico consistente de crescimento da Locaweb.
Nenhum dos concorrentes da Companhia oferece um portfólio tão diversificado e integrado de produtos e serviços tecnológicos a seus clientes quanto a Locaweb, que possui comprovada capacidade de inovar e desenvolver internamente, ou adquirir de terceiros, novos produtos e serviços complementares àqueles que já oferecidos. O modelo de negócios da Locaweb cria também um ambiente sinérgico com alto potencial de cross-selling entre os segmentos de Be Online / SaaS e o segmento de Commerce e ajuda nossos clientes a crescerem rapidamente.
A Companhia conta com uma base de, aproximadamente, 600 mil clientes ativos, fidelizada e diversificada, consistindo em pessoas autônomas e empresas de variados setores da economia e de variados portes. Além de fidelização de seus clientes oferecendo produtos e serviços de qualidade e excelente atendimento pós-venda, vale destacar os riscos e custos envolvidos na migração de uma empresa fornecedora de soluções tecnológicas para outra, que diminuem consideravelmente as intenções de um cliente realizar tal troca.
Aquisição de empresas é atividade estratégica para a Locaweb, além de ser um vetor de crescimento, fonte de talentos humanos, novos produtos e serviços e, consequentemente, novas receitas. Nos últimos sete anos, a Companhia realizou oito aquisições, todas bem-sucedidas: Tray, All iN, Fbits, Cluster2Go, KingHost, Delivery Direto, Social Miner e Etus. Adicionalmente, a Companhia foi capaz de acelerar o crescimento das empresas adquiridas de forma acentuada, comprovando sua capacidade de integração e execução.
A Companhia possui um pipeline (processo de concretização de compra) claramente definido de oportunidades para possíveis novas aquisições. Na busca por novas aquisições, a Companhia não foca apenas naquelas empresas que apresentam bons resultados financeiros, mas também nas que apresentam as seguintes características: (i) possuem a maior parte da receita recorrente; (ii) terão sinergia de custos com as sociedades do grupo Locaweb; (iii) têm grande potencial de cross-selling com outros produtos e serviços que a Companhia oferece; (iv) possuem fundadores ou colaboradores talentosos; e (v) seus produtos e serviços já estão desenvolvidos ou em estágio avançado de desenvolvimento.
A Locaweb possui um alto grau de governança corporativa que vem sendo aprimorado desde a sua constituição. A auditoria externa é realizada pela Ernst & Young desde 2006 e, em 2009, a Companhia integrou seus departamentos utilizando o sistema SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados). Desde 2012, o fundador, Gilberto Mautner, participa das revisões trimestrais de produtos e serviços. Além disso, a Locaweb conta com um processo estruturado para definição do orçamento anual envolvendo todas unidades da Companhia. Conta também com reuniões de planejamento estratégico semestrais e reuniões de acompanhamento de resultados mensais. A Companhia possui quatro comitês não estatutários: (a) Recursos Humanos, que se reúne mensalmente e conta com a participação do Diretor Presidente, os membros do Conselho de Administração, Gilberto Mautner e Flávio Jansen, e da gerente de Recursos Humanos; (b) Auditoria Fiscal/Contábil, que se reúne mensalmente e conta com a participação de membros do Conselho de Administração, além de um conselheiro externo independente e do Diretor Financeiro; (c) Ética e Conduta, que se reúne sempre que há determinada demanda, tendo como membros o Diretor Presidente e os gerentes de Recursos Humanos e Jurídico; e (d) Riscos de Segurança da Informação, que se reúne trimestralmente, tendo como membros o Presidente do Conselho de Administração, o Diretor de Tecnologia, o Diretor de Unidade de Negócio (Be Online/SaaS), além das principais lideranças técnicas da Companhia. A Locaweb é listada no segmento mais alto de governança corporativa no Brasil, o Novo Mercado, e conta com os comitês e políticas obrigatórias para este segmento de governança.
O quadro atual de administradores conta com os fundadores da Companhia e outros profissionais experientes que exerceram cargos relevantes anteriormente em outras companhias relevantes em seus respectivos segmentos, algumas delas dos segmentos de tecnologia, internet e telecomunicações no Brasil. Os fundadores da Locaweb possuem uma visão empreendedora e inovadora dos mercados de produtos e serviços tecnológicos no Brasil, sendo em grande parte responsáveis pelo desenvolvimento e sucesso ao longo dos anos da Companhia e continuarão sendo Acionistas Controladores vinculados por acordo de acionistas.
Com o objetivo de reter talentos estratégicos dentre seus colaboradores e sua administração, a Companhia lançou planos de opção de compra de ações (Stock Option Plans), sendo o primeiro dos planos implementado em 2009, desenvolvendo programas como o “Quero ser Dev” e o “Quero ser PO” para incentivar os colaboradores que desejam iniciar a carreira no segmento. A Companhia incentiva a educação através de parcerias com universidades e escolas, realizando o mapeamento de talentos para construção de um plano de carreira e sucessão e um programa de desenvolvimento de líderes. A Locaweb adota o modelo de carreira em Y, oferecendo liberdade para o profissional planejar a sua carreira e escolher a trilha que atenda seus anseios e necessidade. O profissional pode optar por seguir uma carreira com foco em gestão ou carreira técnica. Além disso, a Locaweb possui um programa de Trainees focado na capacitação de talentos recém-formados para que possam lidar com situações complexas, trazer soluções inovadoras, garantindo a perpetuidade dos negócios da Companhia. Adicionalmente, a Locaweb conta com colaboradores capacitados, que são contratados após processos seletivos que demandam alto nível de experiência dos participantes e contam com provas dinâmicas e entrevistas com os gestores e seus times da área. Os colaboradores da Locaweb possuem uma grande satisfação em trabalhar na Companhia, fato este confirmado pelo Guia Você S.A. que em 2012, 2014 a 2018 que ranqueou a Locaweb como uma das 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar. A Companhia valoriza a diversidade e as relações no dia a dia e oferece um ambiente seguro para que a pessoa possa ser exatamente quem ela é.
A Locaweb entende que um bom atendimento ao cliente é uma importante vantagem competitiva. Na Companhia, o atendimento ao cliente é feito integralmente por um time próprio de colaboradores (analistas de suporte) que resulta em diversos benefícios aos negócios, uma vez que tais analistas ficam mais próximos dos times de produtos e engenharia. Eles também possuem um plano de carreira que os incentiva a sempre buscar excelência e qualidade na prestação de serviços, sendo que esta estrutura faz com que os analistas de suporte se identifiquem e se comprometam ainda mais com a cultura interna da Companhia, seus indicadores e metas de qualidade. A Locaweb oferece variados canais de atendimento ao cliente, sendo que o nível de atendimento oferecido hoje se reflete nos baixos níveis de churn apresentados. Para auferir a eficiência do atendimento ao cliente, a Companhia utiliza o portal Reclame Aqui (RA).