Annual Recurring Revenue (ARR) – Receita Recorrente Anual |
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É a métrica responsável por estimar valor a ser recebido no próximo ano a partir das assinaturas de determinado mês.
Exemplo: “Nos últimos 12 meses, a base de clientes pagantes da companhia aumentou 62% e o ARR (Receita Anual Recorrente) atingiu R$ 60 milhões”.
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Average Revenue Per User (ARPU) – Receita mensal média por cliente |
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Indicador utilizado por empresas que oferecem serviços por assinatura para medir seus ganhos por usuário.
Exemplo: “Nosso ARPU cresceu 10%, estamos indo bem”.
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Atividades/áreas core do negócio |
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Refere-se às atividades/áreas núcleo, ou seja, aquelas de suma importância para o funcionamento do negócio.
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Back-office |
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A ideia do back-office remete à retaguarda administrativa ou financeira, que tem por objetivo resolver problemas rotineiros nas empresas. Ainda que, ambas áreas não tenham contato direto com o cliente, o suporte oferecido são primordiais para o funcionamento de processos internos, que possuem ligação direta com o lucro da Companhia e consequentemente com a satisfação do cliente.
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Business to Business (B2B) |
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Termo utilizado para definir a negociação de um produto ou serviço entre duas empresas.
Exemplo: “O foco da nossa empresa é B2B.”
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Brand marketing |
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Técnica de investimento em marca.
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Bookings |
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Adição de novos clientes
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CAC |
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Determina o quanto a empresa está gastando para conquistar um novo cliente.
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Call centers |
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Central de atendimento que recebe o contato realizado pelos clientes com as marcas.
Exemplo: “Não há fila de espera no call center”.
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Churn |
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Métrica utilizada para determinar a perda de receita ou de clientes.
Exemplo: “Nosso churn esse ano foi de 1%. Estamos perdendo poucos clientes”.
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Cohorts de receita |
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Métrica utilizada para analisar os resultados obtidos em determinada safra de clientes, percebendo a evolução durante determinado período.
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CRM (Customer Relationship Management) |
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igla que denomina os processos, softwares e estratégias de relacionamento com os clientes.
Exemplo: “Um CRM eficiente é capaz de fidelizar o cliente.”
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Cross-selling |
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Técnica utilizada para vender mais de um serviço, de maneira complementar, para o mesmo cliente.
Exemplo: “Podemos fazer cross-sell dos produtos de hospedagem e criador de sites.”
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